Buscar
  • carolafernandes

Ansiedade e Envelhecimento

O envelhecimento é um processo de transformação e reflete a maneira como a pessoa enfrentou os problemas vividos ao longo da vida. Uma vivência básica no processo de envelhecimento são as perdas. As perdas mais comuns são: da saúde física, da diminuição das capacidades, a perda da companhia (sentimento de solidão), a perda do trabalho e a perda das responsabilidades. Uma das principais tarefas nesse processo é encontrar formas de reparar as perdas biopsicossociais inevitáveis.

Ansiedade é um estado emocional angustiante acompanhado de alterações físicas, e em que se prevêem situações desagradáveis, reais ou não. Pode ser desencadeado pela suspeita ou previsão de um perigo para a integridade da pessoa. A ansiedade pode ser uma forma de encobrir sentimentos de tristeza ou quadros de humor depressivos, nem sempre evidentes, e ser desencadeada pelos medos que surgem com o envelhecimento. Pode existir a necessidade de acumular diversas atividades para ficar distante destes sentimentos e medos.

Sendo assim, é preciso reformular os objetivos de vida que se tem e torná-los possíveis respeitando as limitações que a idade impõem. Apesar do envelhecimento continuar sendo representado pelas perdas, as pessoas idosas têm muitas capacidades de reserva que ficam sem ser exploradas, quer dizer, ganhos que passam desapercebidos e, em consequência, não são valorizados.

Atividades de lazer e convívio social estimulam sentimentos de bem-estar e melhoram a qualidade de vida do idoso. Grupos de convivência são importantes experiências para idosos, pois favorecem a manifestação de sentimentos comuns a todos de forma terapêutica. Além disso, pode-se contar com o auxílio da Psicoterapia para um momento de reflexão e uma melhor adaptação as dificuldades advindas do avanço da idade.


Cammino – Clínica de Psicologia

Psicóloga Carolina Fernandes

CRP: 07/11194


38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Necessárias Perdas

Desde os primeiros anos de vida até a velhice, passamos por diversas perdas, tais como: a individuação, com a percepção de que somos separados da mãe; ao abstermo-nos do que é proibido; a renúncia dos

Cammino Clínica de Psicologia

  • Instagram
  • White Facebook Icon

Av. José de Alencar, 521 - Salas 408 e 409.

Menino Deus  - Porto Alegre, RS

51-3231.0900

51-997891592